Vírus Nipah: doença mortal coloca Índia em alerta

vírus Nipah
Foto: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA/Reprodução

Com uma letalidade estimada entre 40% a 75%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o vírus Nipah causa preocupação na Índia, mais especificamente no sul, no estado de Kerala.

Por isso, nesta quinta-feira (14), autoridades locais decretaram o fechamento de repartições públicas, edifícios governamentais, escolas e instituições religiosas. Com isso, o transporte público na área de risco também foi suspenso por tempo indeterminado.

Até o momento, foi confirmada a morte de duas pessoas, além de testes positivos em três moradores. Veja mais detalhes sobre o que é esse vírus, como ele age e como é a transmissão.

Entenda o que é o vírus Nipah

Primeiramente, o Nipah é um vírus zoonótico, transmitido por meio de contato direto com fluidos ou excrementos de morcegos infectados. As pessoas podem contrair o vírus de duas maneiras: por meio de contato com outra pessoa infectada ou ao comer alimentos infectados.

Porém, a OMS alerta que o Nipah pode infectar outros tipos de animais além dos morcegos, o que pode acabar aumentando a proliferação do vírus. Lembrando que os hospedeiros naturais são os morcegos frugívoros da família Pteropodidae. 

Em comunicado, o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, pediu para os habitantes tenham cautela e sigam as diretrizes de segurança. “Não devemos ter medo, mas enfrentar esta situação com cautela”, escreveu Vijayan.

Surtos e mortes

A doença foi identificada em 1999, quando ocorreu um surto na Malásia e Singapura. Somente na Índia, essa é a quarta vez em que um surto é registrado no país. Dessa forma, o primeiro surto da doença chegou a matar 21 dos 23 infectados.

Por isso, a OMS alerta para o tipo de transmissão, que na Índia pode ter ocorrido por meio da exposição desprotegida às secreções de animais contaminados, como porcos, ou do contato desprotegido com o tecido de um animal doente.

Sintomas

Quando o vírus entra em contato com uma pessoa, é capaz de afetar diretamente o sistema respiratório e o sistema nervoso central. Porém, nem todo mundo apresenta sintomas identificáveis. Algumas pessoas podem ter outros sintomas que assemelham à gripe, incluindo febre e dor de cabeça.

Sendo assim, outras pessoas infectadas apresentaram sintomas como dificuldades ao respirar e encefalite, que é uma inflamação no cérebro.

Leia também: Renato Aragão não poderá mais usar o apelido “Didi”?

Continue acompanhando outras notícias do Mídia Info.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Entretenimento

categorias