Veja os trechos mais bonitos da obra “O Pequeno Príncipe”

o pequeno príncipe
(Foto: O Pequeno Príncipe/Reprodução)

Um erro cometido pelo advogado Hery Waldir Kattwinkel, no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), durante julgamento dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, colocou em evidência o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry (1900-1944).

Explicando rapidamente, sem nos alongarmos nesses pormenores, pois não é nossa intenção, ele disse nesta quinta-feira (14/09): “Como diz ‘O Pequeno Príncipe’, os fins justificam os meios”. Porém, quem fez tal afirmação foi o filósofo italiano Nicolau Maquiavel.

Por aqui, somos fãs da obra de Exupéry, portanto, elegemos as principais frases contidas nessa grande obra, para não restarem dúvidas (em época de fake news, sempre importante propagar os fatos reais).

Principais trechos do livro “O Pequeno Príncipe”

Independente de serem considerados clichês ou não, os trechos que compõem essa obra trazem interpretações únicas. Por isso, confira abaixo algumas frases que retiramos do livro.

1 – “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”

2 – “Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo…”

3 – “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante…”

4 – “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz”

5 – “É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou”

6 – “É preciso que eu suporte duas ou três larvas se eu quiser conhecer as borboletas”

7 – “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar”

8 – “As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes”

9 – “Elas [as pessoas grandes] adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, as pessoas grandes jamais se interessam em saber como ele realmente é. […] Mas perguntam: Qual é a sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai? Somente assim é que elas julgam conhecê-lo

10 – “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar

Livro completa 80 anos

“O Pequeno Príncipe” completa 80 anos desde o seu lançamento, em 1943, nos EUA, um ano antes da sua morte. O título original é Le Petit Prince, em francês. Desde janeiro de 2015, a obra caiu em domínio público e ganhou outras versões. O livro já foi traduzido para mais de 220 idiomas e dessa forma, é considerado o terceiro livro mais traduzido do mundo.

História

Para quem não sabe a história do livro, Exupéry, que na verdade era ilustrador e aviador, apresenta o encontro entre um piloto de avião e o principezinho, no deserto do Saara.

Isso só foi possível após o avião do piloto apresentar falhas e ter que fazer um pouso de emergência.

Dessa maneira, o menino loiro passa a ter vários diálogos com o seu novo amigo. Pelas frases que separamos acima, é possível perceber o teor sempre filosófico e existencial desses encontros entre os dois personagens.

O texto ainda pode ser encontrado em obras que trazem ilustrações em aquarela feitas pelo próprio Exupéry.

Leia também: Filme sobre Napoleão pode ganhar versão gigante

Continue lendo outros conteúdos do Mídia Info.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Entretenimento

categorias