Como estaria Freddie Mercury hoje? IA recria versões do cantor

Freddie Mercury
Foto criada por Hidreley Dião usando Inteligência artificial

Se Freddie Mercury (1946 – 1991) estivesse vivo, ontem, dia 5 de setembro de 2023, teria soprado velinhas pelos seus 77 anos. O legado como vocalista da banda inglesa Queen é incontestável e influencia o cenário musical até hoje.

Freddie era um astro com características muito marcantes. Além da voz, que dispensa qualquer comentário, seu estilo era único. Algumas performances e vestimentas usadas por ele, em clipes e shows, são emblemáticas e reconhecidas até por pessoas que nem são tão fãs dele. Se a “rainha” estivesse viva, será que manteria esse mesmo estilo?

Para responder essa questão, nada como a inteligência artificial para nos dar um vislumbre de como ele poderia estar atualmente.

Como estaria Freddie Mercury atualmente?

O artista visual brasileiro, Hidreley Dião, publicou uma imagem de Freddie Mercury “setentão” (a foto que abre este conteúdo), usando inteligência artificial. Seu objetivo foi homenagear o vocalista pelo seu aniversário. A foto criada foi postada na sua rede social e recebeu como legenda: “Há 77 anos nascia Freddy Mercury!”.

Dessa forma, com base nos traços do cantor, a IA leva em conta alguns dados, como os relacionados à sua vida, música e performances. Complexo, não? Assim, a tecnologia consegue usar imagens capturadas em shows e entrevistas, para chegar ao que se aproxima das expressões reais da pessoa.

Mas vale dizer que tudo isso é possível graças aos famosos algoritmos de aprendizado profundo. Nesse sistema, é possível extrair padrões e insights desses dados. Como resultado final, a imagem criada se torna uma representação virtual das feições analisadas.

Mas como Freddie Mercury tem muitos fãs, suas versões criadas por IA estão aos montes pela internet. Além do trabalho muito bonito de Hildreley, encontramos outros “Freddies” criados por inteligência artificial. Vamos ver algumas dessas imagens?

 

 

Essência e talento

Você tem uma imagem favorita de IA recriando Freddie? Por aqui, não temos muito bem um veredicto sobre isso. Mas não podemos deixar passar uma reflexão, pois sim, somos fãs do cantor. Nossa mensagem é: por mais que as imagens de IA celebrem a memória e sirvam como uma forma de matar a curiosidade de como estaria o cantor, a essência e o talento desse homem jamais poderão ser reproduzidos. Parece até óbvio dizer isso.

Freddie Mercury, durante toda sua carreira, prezou por uma autenticidade e qualidade que podem ser vistas em todas as suas músicas, do lado A ao lado B de cada álbum. Nenhuma IA será capaz de reproduzir sua voz e suas performances. E aqui, deixamos uma dica: ouça Queen e seja feliz!

Leia também: Conheça Cangaço Novo: a série que está surpreendendo

Para acessar outros conteúdos, navegue pelo Mídia Info.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Entretenimento

categorias