Dia Internacional do Gato: Veja 10 fatos curiosos sobre os bichanos

dia internacional do gato
Foto: Ludemeula Fernandes/Unpslash

Você tem gato de estimação? Se a resposta for sim, sem dúvida deve ser apaixonado pelo bichano e seu jeito único de ser. Caso esteja nesse grupo, vai gostar de saber que hoje (8/8) é uma data especial, pois é celebrado o Dia Internacional do Gato.

Neste artigo, vamos te contar o motivo dessa celebração e ainda falar dos 10 fatos curiosos sobre esses animais fantásticos. Vamos lá?

Por que 8 de agosto é celebrado o Dia Internacional do Gato?

Os felinos têm três datas que comemoram sua existência, mas a primeira delas é o dia 8 de agosto. Isso porque, em 2002, o International Fund For Animal Welfare – traduzindo, Fundo Internacional para o Bem-estar Animal), escolheu a data.

Nesse sentido, a ideia sempre foi fazer um trabalho de conscientização junto à sociedade sobre as características e as necessidades peculiares dos bichanos.

Sem contar que a campanha tem o viés de incentivar a adoção de gatinhos, pois eles ganham cada vez mais espaço nos lares, incluindo nos lares brasileiros. Aliás, em alguns países, eles já ganham dos cães e são maioria entre as famílias que decidem adotar um pet (alô Alemanha, Portugal e Itália).

Bom, vamos confessar: além de lindos, brincalhões e muito amorosos, os gatos carregam uma infinidade de curiosidades peculiares. Vamos aos fatos?

10 curiosidades sobre os bichanos

Primeiro, que fique registrado aqui: foi muito difícil escolher apenas 10 curiosidades. Os gatos são animais cheios delas. Por isso, além das 10 que selecionamos aqui, você ainda encontra dezenas de fatos legais sobre eles.

Mas aqui, você pode acompanhar alguns desses fato. Veja!

  1. O gato pode passar mais da metade do seu dia, dormindo; em alguns cálculos, um gato que vive 9 anos, passaria apenas 3 anos acordado;
  2. Um felino doméstico chega a fazer 100 sons diferentes; Para fins de comparação, um cão faz cerca de 10;
  3. Em termos de cérebro, o gato é biologicamente mais similar ao ser humano do que o cérebro de um cão. Bichanos e os seres humanos possuem uma região idêntica no cérebro, que comanda as emoções;
  4. O gato ouve melhor do que um cachorro. Os felinos ouvem sons de alta frequência;
  5. Um felino doméstico pode saltar até 5 vezes a sua altura;
  6. Um gato se esfrega em um humano para mostrar afeto e para “dizer”: – Esse humano é território meu. Isso acontece, porque quando ele faz esse movimento de roçar, deixa no objeto o odor que as glândulas à volta da sua face libertam;
  7. Gatos pretos são sinônimo de sorte no Reino Unido;
  8. O gato tem a capacidade de encontrar a sua casa (psi-viagem) a quilômetros de distância. Alguns especialistas afirmam que eles têm essa característica porque usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho. Já outra linha de pensamento diz que são as células cerebrais que possuem um magnetismo e funcionam como uma bússola;
  9. Os gatos não têm glândulas de suor no corpo. Por isso, eles suam pelas patas (o famoso “chulezinho” dos gatos);
  10. Além de dormir muito, um bichano também gosta de um banho. Assim, passa cerca de 1/3 do seu dia se limpando.

Leia também: Xuxa, Angélica e Eliana protagonizam momento histórico na TV

Para acessar mais dos nossos conteúdos, continue acompanhando o Mídia Info.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Entretenimento

categorias