Usar celular no banheiro: Entenda os riscos

celular no banheiro
Foto: Drazen Zigic/Freepik

Que o celular é indispensável na nossa rotina, isso já estamos cansados de saber. Há quem não consegue ficar longe do smartphone nem mesmo no banheiro. Por isso, entenda por que usar o celular no banheiro pode apresentar riscos pra nós e também para o aparelho.

Uma pesquisa divulgada pelo provedor Nord VPN, no ano passado, mostrou que mais de 60% das pessoas entrevistadas têm essa mania.

Por isso, que tal conhecermos alguns problemas que isso oferece? Afinal de contas, nunca é demais cuidar da nossa saúde.

Entenda os riscos de usar o celular no banheiro

O banheiro é um ambiente com grande potencial de infecção por bactérias. Normalmente, a contaminação se dá quando acionamos a descarga com a tampa do vaso aberta. Nesse momento, com a tampa aberta, os patógenos se espalham pelo ar e acabam parando em superfícies do banheiro.

Ou seja, se o seu celular está perto, ele acaba recebendo essas partículas também, que podem ser, por exemplo, a bactéria E.coli, famosa entre nós por provocar diarreia. Na lista de problemas, tem doenças mais graves, como a tuberculose, causada por actinobacteria.

Sendo assim, quando o vaso está com a tampa levantada, as bactérias podem atingir uma altura de um metro e meio e ficam no ar por uma hora ou mais. Se o banheiro for público ou estiver com excesso de sujeira, a situação pode ficar ainda pior, obviamente.

celular no banheiro
Foto: Drazen Zigic/Freepik

Hemorroida

O uso do celular no banheiro ainda pode te render hemorroidas. Essa informação vem de estudos, que apontam que, ao ficar mais tempo sentado no vaso, enquanto mexe no celular, ou fazendo força para evacuar quando não é mais necessário, há risco de dilatação das veias do reto.

Como consequência, a pessoa pode sofrer com o surgimento das hemorroidas. Ou seja, é melhor deixar para depois aqueles vídeos do TikTok ou o bate-papo no WhatsApp.

Jamais carregue o celular

Vimos aqui os problemas de saúde que o uso do celular no banheiro pode causar. Mas há ainda riscos para o próprio aparelho (o que não exclui riscos para o usuário também). Ao carregar o celular nesse ambiente, que é úmido, há chance de provocar um curto-circuito se houver contato com água.

Ou seja, evite carregar o aparelho nas tomadas que ficam próximas das pias – deixe essas tomadas para secadores de cabelo e etc. Sendo assim, quando o celular estiver carregando em outro ambiente, não mexa nele com as mãos molhadas, já que ele está conectado a uma rede de energia.

Evite a umidade

Sabe aqueles aparelhos danificados, com a estrutura rachada, seja na tela ou em outras partes? Esses celulares devem ficar ainda mais longe dos banheiros. Além das rachaduras nas telas servirem de “abrigo” de germes e bactérias, elas permitem que a umidade chegue na parte interno do aparelho e acumule trás da tela.

Ao acumular umidade em áreas que deveriam estar protegidas e bem secas, o celular terá seu funcionamento comprometido ao longo do tempo.

Por isso, se você quer evitar contaminação por germes e bactérias e ainda manter o seu smartphone funcionando corretamente, já sabe: banheiro e celular não combinam.

Leia também: 4 livros inspiradores com histórias reais

Continuem acompanhando outros assuntos e novidades no site Mídia Info.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Entretenimento

categorias